back to top
Google search engine
HomeInternational NewsNatural, Liane tem dois 'pro cards' e quer mais um em 2026...

Natural, Liane tem dois ‘pro cards’ e quer mais um em 2026 – 08/01/2026 – Músculo


O fisiculturismo é constantemente associado a esteroides anabolizantes (EAs), comumente chamados de “bomba”, bem como outros tipos de recursos. Entretanto a modalidade natural –onde há teste antidoping– do esporte cresce cada vez mais. Um dos maiores expoentes do Brasil nesse meio é Liane Barbosa Cavalcante, atleta da categoria Bikini que conta com dois cartões profissionais e quer o terceiro em 2026.

Profissionalizada na INBA/PNBA (International Natural Bodybuilding Association/Professional Natural Bodybuilding Association) em 2024, ela repetiu o feito no ano passado –desta vez pela WNBF (World Natural Bodybuilding Federation)– e visa subir em pelo menos um dos campeonatos testados realizados pela Musclecontest nesta temporada: “O foco agora é a NPC (National Physique Committee) natural”.

Planos frustrados

Apesar de ter vivido o auge de sua carreira –pelo menos até o momento– em 2025, Liane havia iniciado a temporada em questão com outros planos, que não envolviam as competições da NPC e da WNBF que ela participou. A atleta queria participar do INBA Las Vegas Naturals, que dá acesso ao Natural Olympia, versão com antidoping do torneio mais importante do fisiculturismo mundial.

“A princípio, eu não subiria na WNBF. No começo do ano, isso não estava na minha mente. Eu tinha acabado de ganhar o cartão profissional da INBA e meu plano era ir para Las Vegas, mas as questões políticas que ocorreram neste ano atrapalharam um pouco, uma vez que meu visto para os Estados Unidos venceu no ano passado”, destaca a fisiculturista em entrevista à coluna.

“Acabei pagando o cartão profissional da INBA mesmo sem competir. Isso porque a minha intenção era a de participar de um campeonato dessa federação que deveria ocorrer aqui no Brasil. Infelizmente, não aconteceu, então foi um ano de altos e baixos. Até determinado ponto, todos os meus planos caíram por terra. No final das contas, não era a minha intenção, inicialmente, subir nos palcos da WBNF nem da NPC”, completa.

Segundo Liane, a rotina corrida –resultado de conciliar suas carreiras na odontologia e no esporte, bem como sua atuação nas redes sociais– foi, possivelmente, o principal motivo pelo qual ela mal se importou com a alteração de sua programação: “Em 2025, eu trabalhei muito. Expandi meus locais de trabalho, busquei novos objetivos. Então eu praticamente não tive tempo de parar para pensar. Não tive tempo para sofrer. Acho que, se não fosse por isso, as interrupções dos meus planos me afetariam mais”.

Diante da situação, a atleta se apresentou no NPC Santos Super Show em 11 de outubro e na WBNF Brazilian Cup em 9 de novembro. No torneio da federação em que não há antidoping, ela venceu a classe “True Novice” (Estreante) e ficou com a vice-colocação na Open A –vale lembrar que, nessa ocasião, o embate se deu contra adversárias hormonizadas. Já no campeonato testado, ela foi a campeã de sua classe –”Tall” (Alta)– e venceu o “Overall”, que é a comparação entre os campeões de todas as classes.

Sobre vencer seu segundo cartão profissional como fisiculturista, Liane afirma: “Parece que a ficha só caiu depois… Um ano e meio antes, eu só queria competir”.

2026

Perguntada se definiria um foco exclusivo a uma das federações citadas, a profissional diz prezar pela sua liberdade: “Eu não sei se quero ficar presa a apenas uma delas”. No entanto, um de seus principais objetivos é retornar aos palcos da NPC –desta vez, contra competidoras naturais.

A Musclecontest, maior promotora de eventos do fisiculturismo brasileiro, anunciou no final do ano passado que a NPC ganhará quatro campeonatos voltados aos atletas naturais nesta temporada. Liane pretende subir em um desses palcos nesta temporada e se mostra otimista com relação à modalidade natural do esporte: “O fisiculturismo natural ganhou muita visibilidade. Acho que haverá diversas novidades”.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments